Os 7 C's para Crianças mais resilientes
26 Janeiro 2024

"A persistência e a resiliência só surgem quando se tem a oportunidade de resolver problemas difíceis." -Gever Tulley

 

Num mundo em constante mudança, cada vez mais complexo e exigente, não conseguimos preparar-nos para tudo o que pode acontecer, mas podemos aprender ferramentas para poder lidar o melhor possível com os desafios e as adversidades que possam surgir.

Segundo a American Psychological Association (APA, 2013), a resiliência é definida como um processo de adaptação perante adversidades, traumas, tragédias, ameaças ou até mesmo fontes significativas de stresse. A resiliência é uma representação da adaptabilidade. Os sinais de resiliência podem manifestar-se como sentimentos de otimismo ou controlo, regulação emocional eficaz, competências de resolução de problemas, utilização ativa de apoio social ou atenção ao bem-estar físico.

Perceber que não podemos controlar tudo na vida e que está tudo bem, que é normal e não um sinal de incapacidade ou de incompetência, é algo que deve ser ensinado às crianças desde pequenas. As crianças enfrentam desafios diferentes todos os dias e as crianças resilientes são capazes de recuperar de contratempos, aumentar a sua confiança e fortalecer a sua capacidade de lidar com situações que estão fora do seu controlo. A falta de resiliência pode levar a mecanismos de enfrentamento desadequados, como isolamento ou evitação, que podem perdurar para além da infância.

Promover resiliência nas crianças dá-lhes as ferramentas emocionais e sociais necessárias para viver a vida de uma forma mais positiva.

Kenneth Ginsburg, pediatra, criou o Modelo de Resiliência dos Sete C's, publicado pela Academia Americana de Pediatria (AAP). Cada um dos 7 elementos pode ser ensinado e treinado para ajudar a construir e fortalecer a resiliência.





Os Sete C's da Resiliência são:

 

COMPETÊNCIA: é a capacidade de lidar com situações de forma eficaz. As crianças tornam-se mais competentes ao desenvolverem habilidades que lhes permitem confiar no seu julgamento e fazer escolhas responsáveis.

Como promover?

  • Os adultos devem ensinar e modelar habilidades como comunicação, negociação ou resolução de problemas. Devem deixar a criança tentar resolver os seus problemas, antes de intervir, reforçando positivamente o esforço e as conquistas.

  • Deixe que a criança cometa erros ( em segurança), para que tenha oportunidade de melhorar.

  • Introduza mudanças - as rotinas e a previsibilidade são extremamente importantes para as crianças. No entanto, deve haver espaço para incluir situações novas. A flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças são aspetos muito importantes da resiliência.

 

 

CONFIANÇA: é a crença em si mesmo e nas suas habilidades. Não basta dizer à criança que ela é especial. As crianças devem aprender a acreditar em si mesmo e na capacidade de enfrentar os desafios da vida, à medida que colocam em prática essas mesmas habilidades. Crianças confiantes são mais propensas a arriscar, pois não permitem que o fracasso as limite.

 Como promover?

  • Estimule a criança a tentar, a experimentar coisas novas, permitindo e aceitando o erro como impulsionador da aprendizagem.

  • Promova na criança uma visão positiva de si mesmo - ter um autoconceito positivo ajuda a superar os desafios. Lembre que as dificuldades que enfrentaram no passado tornaram-nos mais fortes para o futuro. Ajude-os a perceber que podem confiar em si mesmos.

  • Em vez de focar apenas nos resultados, incentive todo o processo de desenvolvimento de qualidades pessoais como justiça, integridade, persistência e gentileza.

 




CONEXÃO: implica ter um vínculo estreito com a família, amigos e comunidade. Construir relacionamentos fortes e uma rede de suporte ajuda as crianças a expressar os seus sentimentos e a desenvolver um sentimento de pertença e segurança, que lhes permitem encontrar as soluções para os problemas.

Como promover?

  • Ensine a relacionar-se com colegas e amigos, demonstre a importância de ouvir os outros. Ensine a resolver conflitos, fale sobre o que significa a amizade, promova a empatia. Incentive a encontrar as suas paixões (desporto, música, pintura, teatro…) e deixe-os explorar diferentes atividades e encontrar outras pessoas com quem se identifiquem e partilhem essas paixões.

  • Permita que as crianças tenham e expressem todos os tipos de emoções. Esteja disponível para escutar.

 

 

CARÁTER: Cada família tem o seu código de valores, no entanto, independentemente das especificidades, as crianças precisam de saber distinguir o que é certo e errado e seguir os seus valores. Adolescentes e crianças com forte caráter têm maior autoestima, demonstram empatia e sentem que podem fazer boas escolhas. Todas essas características ajudam-nos a desenvolver resiliência.

Como promover?

  • Mostre que os seus comportamentos têm consequências e impacto nos outros.

  • Incentive as crianças a considerar o certo e o errado ao tomar decisões e fazer escolhas responsáveis.

  • Partilhe os seus valores e incentive as crianças a refletir e a comentar.

  • Seja um modelo. As nossas ações falam mais alto que as palavras.




CONTRIBUIÇÃO: Quando as crianças contribuem para os outros, isso ajuda a perceber a noção de responsabilidade e reforça a sua autoestima, pois sentem que têm um papel importante no mundo e isso é motivador para continuar a agir de forma positiva. Ajuda a desenvolver um sentimento de propósito e a reforçar relacionamentos recíprocos positivos.

Como promover?

  • Incentive as crianças a ajudar e pedir ajuda - Ser corajoso é uma palavra importante para crianças pequenas, que muitas vezes associam a palavra a fazer as coisas sozinhos. Mostre-lhes que ser corajoso também significa saber quando pedir ajuda. Modele esta competência, pedindo-lhes ajuda com tarefas adequadas à idade, dando oportunidade à criança para se sentir útil e poder contribuir de forma significativa. Em sala de aula, capacite-os para ajudar os colegas, aumentando também a sua autoestima.

  • Estimule os atos de bondade e seja um exemplo de generosidade.

  • Crie oportunidades para que as crianças contribuam de uma forma específica para a sua comunidade, como por exemplo através de voluntariado.

 

COPING: está associado aos pensamentos e comportamentos usados para gerir situações stressantes internas e externas. As crianças que aprendem a lidar eficazmente com o stress estão mais bem preparadas para superar os desafios da vida.

Como promover?

  • Ensine estratégias de autocuidado - Corpo são, mente sã. Ensinar a importância de dormir o suficiente, manter-se ativo e comer de forma saudável irá promover uma melhor saúde mental e maior resiliência perante momentos de maior stress.

  • Reforce a positividade e a esperança. O otimismo pode ajudar as crianças a desviar o foco dos desafios e redirecionar a atenção para as soluções. Isto não significa desvalorizar os seus sentimentos. Reconheça os seus sentimentos e ensine-os a dar um novo significado, concentrando-se no que têm, no que conseguiram e não apenas nas perdas ou erros.

  • Ajude as crianças a analisar o tamanho real de cada problema e modele a resolução de problemas passo a passo.

  • Ensine e pratique técnicas de relaxamento.

 

  

CONTROLO: significa acreditar que se tem controlo sobre as suas ações, e que há outras coisas que estão fora do seu controlo, mas que depende de si a forma como reage e como soluciona os problemas. Ao promover esta perceção de controlo as crianças percebem que podem fazer algo para ultrapassar os desafios, que as suas escolhas importam e podem fazer a diferença.

Como promover?

  • Mostre a diferença entre escolhas e sorte.

  • Ajude a criança a estabelecer objetivos e a desmontá-los em pequenas metas intermédias, de forma a aumentar a eficácia. Quando as crianças têm um objetivo, isso pode ajudá-las a desenvolver resiliência à medida que avançam em direção à meta. Ensine o poder do AINDA, quando a criança sentir e expressar “não consigo”.

  • Ensine a planear e a antecipar os obstáculos, de forma a preparar as estratégias para ultrapassar.

 

 

 

Promover a resiliência em crianças e adolescentes exige tempo e paciência, e acima de tudo requer adultos que sejam um exemplo de resiliência! Não desista e seja resiliente!

 

Se procura recursos adicionais para ajudar as crianças e jovens a desenvolver resiliência, veja o nosso KIT RESILIÊNCIA, em formato PDF, com atividades que promovem a mentalidade de crescimento, autoestima, coragem e tomada de decisão responsável.

Visite já a nossa LOJA ONLINE e encontre os recursos que precisa para promover competências socioemocionais.

 

 

 

 

TEXTO_TAGS
VOLTAR

Junte-se à nossa comunidade e subscreva a newsletter

Copyright © 2021 Universo das Emoções. Todos os direitos reservados. Developed by Laranja Zen.